Prevenção através de exames ginecológicos

As doenças que mais afetam as mulheres atualmente podem ser prevenidas com simples exames.

Os exames preventivos ginecológicos são de extrema importância para obter diagnósticos prévios de doenças e garantir grandes chances de sucessos em seus tratamentos e devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano para preservar a saúde sexual e reprodutiva da mulher.

Sempre presando pelo o bem-estar, a Clínica Tempo de Fertilidade, localizada na Zona Sul de São Paulo, próxima ao Ibirapuera, realiza os exames preventivos ginecológicos de rotina abaixo:

Exames preventivos ginecológicos

Sempre pesando pelo o bem-estar, a Clínica Tempo de Fertilidade realiza os exames preventivos ginecológicos abaixo:

Exames físico

Os exames físicos ginecológicos consistem basicamente no toque vaginal e exame clínico das mamas. O primeiro consiste em analisar a vagina, o colo e o corpo do útero pela indução de dois dedos e a outra mão sob o abdômen. Essa técnica permite sentir o colo do útero, o útero, trompas e ovários, com o objetivo de descobrir inflamações pélvicas e até endometriose.

Já o exame clínico das mamas é realizado por meio de palpação das mamas com o objetivo de detectar se há sinais ou sintomas de doenças, como câncer de mama.


Exame Papanicolaou

O exame de Papanicolau é um dos mais importantes para manter a saúde ginecológica. Chamado também de colpocitologia ou preventivo, o exame tem o objetivo de rastrear células modificadas ou eventuais tumores no colo do útero.

O procedimento consiste na coleta de uma pequena escamação no interior e exterior do útero.

As células retiradas serão encaminhadas para análise em laboratório, a fim de identificar alterações que podem ser indicativos de câncer. Além disso, também é capaz de rastrear possíveis infecções vaginais, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O Papanicolau é indicado para as mulheres que já iniciaram a vida sexual e deve ser realizado anualmente.

Colposcopia

Complementar ao papanicolaou, o exame de colposcopia pode ser solicitado caso o profissional necessite de mais detalhes na avaliação. Sua função principal é detectar lesões ou demais alterações no colo do útero e vagina.

Ele é realizado por meio de um colposcópio, aparelho similar a um microscópio e permite visualizar o local e identificar problemas que seriam difíceis a olho nu, ampliando a imagem do órgão cerca de 10 a 40 vezes. Quando identificadas lesões, pode ser removida uma amostra de tecido no momento do exame.


Vulvoscopia

A vulvoscopia é um exame da vulva, que consiste em analisar as estruturas, pele e mucosas do órgão. Também é considerado um exame complementar ao papanicolaou para prevenção e diagnóstico de possíveis lesões na vulva.

Realizado por meio de um colposcópio, instrumento que permite visualizar com aumento da pele e mucosas. Durante o exame é utilizado produtos químicos e corantes para realçar as áreas examinadas por cerca de dois minutos, para que possa ser realizada uma avaliação minuciosa da vulva, períneo e o útero.

O exame é indicado para mulheres que apresentaram resultado anormal no papanicolaou ou apresentaram alterações como vaginite.

Ficou com alguma dúvida?