O ultrassom ou ultrassonografia (USG) é o exame de imagem realizado por um transdutor, aquele aparelho que o médico desliza na pele que emite ondas sonoras de alta frequência, para visualizar em tempo real, qualquer órgão ou tecido do corpo.
O Ultrassom é capaz de identificar a presença de tumores, cistos, nódulos ou qualquer alteração no organismo.
Procedimento simples e rápido, o Ultrassom pode ser feito sempre que o médico achar importante analisar alterações nos órgãos e auxiliando no diagnóstico ou tratamento de diversas situações.
Por isso, existem alguns tipos de ultrassonografia, como a transvaginal, a morfológica e Ultrassom 3D indicadas para avaliação do útero e durante a gravidez, por exemplo, e são todos realizados aqui na Clínica Tempo de Fertilidade.
Para que serve a Ultrassom?
Com o objetivo de identificar e analisar qualquer tipo de alteração do corpo, o exame pode ser recomendado para:
- Investigar a dores nos órgãos;
- Diagnosticar a gravidez e avaliar o desenvolvimento do feto;
- Diagnosticar doenças do útero, trompas e ovários;
- Visualizar estruturas dos músculos ou articulações;
Importância do Ultrassom para o Pré-Natal do seu bebê
O Ultrassom promove aos pais a emoção e sensação indescritível de ver e ouvir o coração do bebê nesse primeiro contato. Atualmente, já disponibiliza recursos tecnológicos que tornam esse momento ainda mais especial, como a tecnologia tridimensional, capaz de captar uma imagem mais detalhada dos bebês.
Pensando nisso, a Clínica Tempo Fértil, na Zona Sul de São Paulo, oferece um espaço moderno e estruturado para que as pacientes possam realizar o ultrassom 3D. O exame é um complemento ao ultrassom convencional, mas com a imagem processada por um software que atribui o aspecto 3D, mostrando detalhes do corpo, sendo possível ver com mais nitidez o rosto e órgãos genitais do bebê.
O exame é ideal durante o pré-natal e pode ser realizado a partir da 10ª. semana de gestação pois, a partir desse período, o bebê já está bastante desenvolvido e a imagem será mais clara. O ultrassom 3D também é capaz de detectar alterações como: lábio leporino, defeitos na coluna do bebê, malformações no cérebro ou nos membros e Síndrome de Down dentre outros diagnósticos.
O papel do Ultrassom no check up ginecológico
Ao realizar os exames de rotina para investigar a saúde feminina, um dos mais importantes e solicitados pelos ginecologistas é o ultrassom transvaginal.
O ultrassom transvaginal é um exame de diagnóstico que utiliza um pequeno aparelho, que é introduzido na vagina e produz ondas de som que são enviadas para computador e transformadas em imagens nítidas e detalhadas dos órgãos internos, como útero, trompas de Falópio, ovários, colo do útero e vagina.
Por meio dele, é possível diagnosticar precocemente diferentes problemas da região pélvica, como cistos, infecções, gravidez ectópica, câncer e garantir um tratamento imediato e maiores chances de cura.
Assim como os demais exames preventivos ginecológicos como o Papanicolau, colposcopia e vulvoscopia, o Ultrassom 3D também é realizado na Clinica Tempo de Fertilidade.
Ultrassom Transvaginal em tratamentos de Reprodução Assistida
Além do check up ginecológico de rotina, a ultrassonagrafia transvaginal também tem papel fundamental na pesquisa de fatores de infertilidade e de tratamentos reprodutivos.
Analisando os aspectos dos ovários e outros órgãos reprodutores femininos, é possível identificar problemas que podem ocasionar a dificuldade para engravidar por meios naturais e, por meio disso, traçar o tratamento de reprodução assistida ideal para cada caso.
O Ultrassom também auxilia como marcador direto da reserva ovariana. Por meio dele, é possível fazer a contagem de folículos “pré antrais” que poderão ser estimulados no tratamento de estimulação ovariana para técnicas como a inseminação artificial e a fertilização in vitro.
Para conhecer a capacidade reprodutiva, é preciso analisar o aspecto do endométrio e a espessura ideal para a implantação do embrião. Caso apresente alterações em sua formação ou qualquer outro problema que dificulte a gravidez, as causas podem ser investigadas por meio da ultrassonagrafia.
Ficou com alguma dúvida?
Como deve ser o preparo para a Ultrassonagrafia
Geralmente, não é necessário qualquer tipo de preparo específico que possa ser retirada facilmente. No caso de a mulher estar menstruada ou ter sangramentos fora do período menstrual, é recomendado remover o absorvente interno, caso esteja utilizando.
Ao apresentarem dificuldade para engravidar, os tentantes devem procurar um profissional habilitado, uma vez que o especialista poderá apresentar a causa da infertilidade e o tratamento adequado. Nesses casos, o ultrassom vai ser essencial para investigar as causas desse problema.