São muitos os fatores envolvidos quando a decisão é ter um filho: seja estabilidade financeira, um relacionamento duradouro, uma doença que nos surpreende ao decorrer da vida ou até mesmo a indecisão de ser ou não ser mãe ou pai. Porém, hoje, com o avanço das técnicas na área médica e, principalmente, na de reprodução humana, planejar o futuro e adiar a gestação por meio da preservação da fertilidade se tornou algo muito mais acessível e seguro.
Não existe um momento ideal paraengravidar, o que se observa é que, geralmente, entre os 35 e 40 anos acontece uma diminuição natural da fertilidade, já que é nessa fase que podemos ver a diminuição da reserva ovariana, que chega ao fim entre 45 e 50 anos na maioria das mulheres.
Isso acontece porque os óvulos são produzidos durante a vida fetal, ou seja, a mulher já nasce com eles com um número limitado de óvulos que serão liberados ao longo da vida reprodutiva e com o passar do tempo, os óvulos vão perdendo quantidade e qualidade.
Outro ponto importante são as mulheres que são diagnosticadas com câncer na idade reprodutiva e devem passar por tratamentos que podem causar efeitos colaterais que acabam afetando suafertilidade.
As técnicas de preservação da fertilidade vêm para empoderar ainda mais as mulheres que querem conquistar outras áreas de sua vida antes de ser mãe e ter o poder de escolha em suas mãos, bem como para aumentar a esperança daquelas pessoas que passam por um tratamento oncológico e tem seu sonho de gestarposto em risco.
Os brasileiros estão cada vez mais conscientes da importância do tempo e, dispostos a planejar sua família, têm se preocupado cada vez mais em congelar os óvulos. De acordo com o último relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões, em 2018 havia aproximadamente 89 mil embriões congelados, utilizados posteriormente tanto para casais tentantes quanto para a produção independente.
Como funciona o congelamento de óvulos?
A preservação da fertilidade pode ser feita por meio da técnica de congelamento de óvulos, que consiste na estimulação da ovulação por meio de hormônios.
Decidida a fazer o procedimento, a mulher deverá a tomar medicamentos hormonais específicos indicados pelo médico para estimular a ovulação e será monitorada de forma constante até o dia da coleta.
A retirada dos óvulos acontecerá em um procedimento simples, no qual a coleta será feita em um centro cirúrgico com o auxílio de um ultrassom transvaginal. A paciente será levemente sedada e o procedimento dura cerca de 15 minutos. Após a coleta, os óvulos serão conservados em nitrogênio líquido.
No momento em que a paciente decidir engravidar, os óvulos serão descongelados e fertilizados em laboratório com o sêmen do parceiro ou do doador. Até o momento da inseminação, a paciente deverá preparar o seu endométrio por meio de medicamentos para receber os embriões. Com o resultado de gravidez positivo, o acompanhamento pré-natal acontecerá normalmente.
É importante lembrar que apesar da perda da qualidade dos óvulos, a saúde do útero e a capacidade de gestar não sofrem grandes modificações com o passar dos anos.
Para quem a preservação da fertilidade é indicada?
A preservação da fertilidade é indicada para mulheres que decidem adiar a maternidade por conta dos mais diversos motivos, não existe indicação médica ou social.
Segundo uma pesquisa feita na Inglaterra pelo Centro de Pesquisa em Reprodução da Universidade De Montfort, as mulheres congelam os óvulos por falta de um parceiro e pensando na estabilidade da carreira profissional. Seja qual for a motivação, o congelamento de óvulos é indicado para as mulheres que desejam adiar a maternidade e ter o poder de escolha em suas mãos.
Geralmente, o maior percentual de procura é de pacientes com risco de perda dafunção ovariana, como pessoas diagnosticadas com câncer ou que possuem doenças autoimunes que precisem de um tratamento que afete a fertilidade ou para mulheres que foram diagnosticadas com endometriose e poderão passar por algumas cirurgias ovarianas.
Qual a melhor idade para congelar os óvulos?
A partir dos 35 anos, a mulher começa a perder a fertilidade e a chance de gravidez vai se tornando cada vez mais distante.
Porém, é só partir dessa idade que muitas mulheres começam a pensar em engravidar, já que geralmente nesse período terminaram os estudos, começam a se posicionar no mercado de trabalho, se estabilizaram financeiramente e encontraram um bom parceiro ou, eventualmente, são surpreendidas com problemas de saúde que podem desencadear perda da função ovariana.
No entanto, pensando em idade reprodutiva, esse momento pode ser tarde. Por isso, é recomendado a pensar em congelamento de óvulos no auge dos 30 anos se torna uma forma de preservar a fertilidade dessa época da vida para se, eventualmente, utilizar no futuro depois de concretizar todos os seus planos pessoais e profissionais.
Assim, mesmo após os 40, a mulher terá a oportunidade de engravidar e não terá que lidar com a falta de óvulos saudáveis ou com o alto risco de gerar crianças com síndromes genéticas.
Congelamento de óvulos e tratamentos oncológicos
Tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia pélvica podem provocar a infertilidade devido às altas doses de radiação que o corpo recebe. Nesses casos, mulheres jovens que tiverem que se submeter a esses tratamentos para câncer podem optar por coletar e congelar os óvulos antes de receber o tratamento, preservando óvulos saudáveis.
Assim, quando a mulher já estiver bem e desejar engravidar, pode descongelar os óvulos e realizar procedimentos de implantação do embrião no útero, desenvolvendo uma gravidez de sucesso. Essa maneira de preservar a fertilidade pode ser a única saída para mulheres que estejam enfrentando o câncer.
Ficou com alguma dúvida?
Onde fazer?
A Clínica Tempo de Fertilidade, localizada próxima ao Ibirapuera, realiza o congelamento de óvulos e garante um procedimento seguro e completo durante todas as suas etapas, desde a estimulação da ovulação e retirada dos óvulos, até o seu congelamento em laboratório. A Tempo de Fertilidade também garante assistência durante todo o período de congelamento até a hora que a paciente decidir engravidar.
Pingback: Preservação Da Fertilidade Em Mulheres Com Câncer – tateconshab1972
Pingback: Reprodução Humana Assistida – tateconshab1972
Pingback: Tudo Sobre A Reprodução Humana – tateconshab1972
Pingback: Técnicas Para Preservação Da Fertilidade – tateconshab1972
Pingback: Preservação Da Fertilidade Em Pacientes Oncológicos – tateconshab1972
Pingback: Preservação Da Fertilidade E Covid – tateconshab1972
Pingback: Quais São Os Hormônios Mais Importantes Para Engravidar? Mater Prime | Informação Na Real
Pingback: Como Ocorre A Fecundação Humana? – tateconshab1972
Pingback: Respondemos As Suas Maiores Dúvidas Sobre Inseminação Artificial! | Informação Na Real
Pingback: Como Saber Se Posso Engravidar? Confira three Sinais De Infertilidade – tateconshab1972
Pingback: Causas Da Infertilidade Na Mulher – tateconshab1972
Pingback: Sou Saudável, Mas Não Consigo Engravidar, Por Quê? – tateconshab1972
Pingback: Melhores Remédios Para Engravidar – tateconshab1972
Pingback: Desenvolvimento Do EmbriãO Humano Desenvolvimento Do EmbriãO | Informação Na Real
Pingback: Embriologia Humana | Informação Na Real
Pingback: Embriologia | Informação Na Real
Pingback: Tipos De Reprodução – tateconshab1972
Pingback: Exames De Rotina | Informação Na Real
Pingback: Embriologia BáSica – procaptita1984
Pingback: Exames Laboratoriais | Informação Na Real
Pingback: Existe Um Limite De Idade Para Realizar A FertilizaçãO In Vitro? | Informação Na Real
Pingback: Embriologia E ReproduçãO Humana – procaptita1984
Pingback: Fundamentos Sobre A Fertilidade – breakinviri1976
Pingback: PreservaçãO Da Fertilidade Em Mulheres Com CâNcer | Informação Na Real
Pingback: Como Agendar A Mamografia E Torná – breakinviri1976
Pingback: Quais são os Hormônios Mais Importantes Para Engravidar? | Informação Na Real
Pingback: 5 Fatos Sobre A Fertilidade Feminina | Informação Na Real
Pingback: Eight Maneiras Diferentes De Saber Se Está GráVida Sem Fazer O Teste – ballnemopo1972
Pingback: Medicamentos Para Gestante – ballnemopo1972
Pingback: Avaliação Da Reserva Ovariana – tateconshab1972
Pingback: Avaliar A Reserva Ovariana – tateconshab1972
Pingback: Exames Preventivos – tateconshab1972
Pingback: Confira Três Sinais De Infertilidade | Informação Na Real
Pingback: Hormônios Mais Importantes Para Engravidar – procaptita1984
Pingback: Reserva Ovariana – breakinviri1976
Pingback: Como preservar a fertilidade feminina | Clínica Tempo de Fertilidade
Pingback: Exames Ginecológicos De Rotina – tateconshab1972
Pingback: Gestação | Informação Na Real
Pingback: Remoção De Pólipo Uterino – tateconshab1972
Pingback: Durante A Gravidez – ballnemopo1972
Pingback: Entenda Motivos Da Dificuldades Em Engravidar | Informação Na Real
Pingback: Avaliação Da Reserva Ovariana | Informação Na Real
Pingback: Quando Fazer Cirurgia Para Retirar O PóLipo Uterino – stanincumders1975
Pingback: Histerocospia | Informação Na Real
Pingback: Congelamento de óvulos: tudo que você precisa saber para uma gravidez futura | Clínica Tempo de Fertilidade
Pingback: Saúde Mental: o que é e qual sua relação com a fertilidade? | Clínica Tempo de Fertilidade